Audiência Pública discute a Mobilidade Urbana em Lavras

Preocupado com a Mobilidade Urbana e o descaso das administrações anteriores, o vereador Coronel Claret solicitou a Câmara Municipal a criação de uma Comissão Especial para acompanhar os trabalhos da prefeitura na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Lavras. A Presidência da Câmara designou o vereador proponente e os vereadores Matusalém Machado e Nanah Ferreira para comporem a comissão.

Câmara promove discussão sobre Mobilidade Urbana

Câmara promove discussão sobre Mobilidade Urbana

No último dia 30, a Comissão promoveu a primeira Audiência Pública de Mobilidade Urbana, com representantes da Polícia Militar, Universidade Federal de Lavras, Centro Universitário de Lavras (Unilavras), Corpo de Bombeiro Militar e da Prefeitura Municipal de Lavras.

O vereador Coronel Claret apresentou a Lei 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, trazendo orientações e instrumentos para a melhoria das condições de mobilidade nas cidades brasileiras. As prefeituras municipais terão abril de 2018 para elaborarem seus planos e adequar-se às exigências das Leis.

Representantes de diversas instituições discutiram a mobilidade urbana de Lavras

Representantes de diversas instituições discutiram a mobilidade urbana de Lavras

Em Lavras o trabalho de elaboração do Plano de Mobilidade foi iniciado no governo do ex-prefeito Marcos Cherem e interrompido após sua saída. Agora a atual gestão possui menos de um ano para atender as exigências da Lei 12.587.

A audiência contou também com a presença de Mark Pereira dos Anjos, mestre em direito urbanístico e professor do Instituto Federal do Sul de Minas de Minas, que discorreu sobre o conceito de cidades e suas classificações. O professor Mark também falou sobre a política nacional de mobilidade urbana e a importância do acesso universal a cidade.

Especialista em direito urbanístico falou sobre conceito de cidades

Especialista em direito urbanístico falou sobre conceito de cidades

Na sequência houve um rico debate de ideias com a participação de todos representantes institucionais já citados, tendo os participantes assumido o compromisso  de auxiliar o executivo na elaboração de um plano que promova inclusão e acesso universal a nossa cidade. Finalizando Coronel Claret disse que está audiência é apenas uma sementinha, que irá despertar as autoridades sobre a importância de discutir o tema com a sociedade e encontrar um modelo de mobilidade ideal para nossa cidade.

Assista matéria da TV a respeito do evento: http://tvulavras.com.br/index.php/2017/06/01/autoridades-discutiram-sobre-o-plano-de-mobilidade-urbana-de-lavras/

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *